sábado, 10 de novembro de 2007

Dar a conhecer; Fazer gostar; Fazer agir...

A indústria alimentar procura, cada vez mais, promover os seus produtos de uma forma elucidativa. As estratégias de marketing passam por 3 objectivos primordiais: Dar a conhecer, Fazer gostar e Fazer agir.

Com o objectivo de se dar a conhecer, a industria alimentar utiliza os meios de comunicação para fazer publicidade aos seus produtos. Uma das estratégias utilizadas para se dar a conhecer de modo ao seu público-alvo se recordar do produto em questão, passa por mostrarem sempre o mesmo logótipo e/ou slogan. Apresentamos aqui o exemplo da pescanova:

Para fazer o público-alvo gostar de um produto, a indústria alimentar não divulga apenas as características nutricionais positivas, assim como os seus contributos para a saúde e bem-estar do consumidor. Para reforçar as opiniões positivas sobre o produto, utilizam pessoas famosas, imagens atractivas e montam todo um ambiente elucidativo e adequado ás características mais positivas e atractivas do produto em questão.





De modo a incitar o consumidor a agir com o produto, as empresas associam-se a causas e passatempos; incluem brindes nos produtos, entre muitas outras coisas. Também lançam livros de receitas culinárias que contêm receitas saudáveis, em que o ingrediente principal do prato é o produto eu pretendem vender.


Sem comentários: