terça-feira, 30 de outubro de 2007

Como se pode posicionar o nutricionista que comunica sobre ciência?

O nutricionista necessita de comunicar sobre ciência para incentivar e justificar ao seu público quais as melhores escolhas alimentares. Deste modo, o nutricionista deve transmitir conhecimentos com validade ciêntifica, devendo estar atento à veracidade e fiabilidade da informação para depois descodificá-la e simplificá-la. Esta informação deve ser clara e correcta, dirigindo-se a um público específico, de forma a facilitar a sua compreenção e para que este possa decidir autonomamente sobre as suas escolhas alimentares.
Como proficional de saúde da área de nutrição, o nutricionista tem uma grande responsabilidade, porque transmite frequentemente orientações sobre alimentação a um determinado público. Todavia, é complicado manter uma posição imparcial, porque sempre que o nutricionista promove um produto ou características benéficas deste, está a influênciar um grupo de consumidores a optarem por este produto.
Contudo, o nutricionista pode tomar uma posição sobre as características nutricionais benéficas dos alimentos para a saúde, sem promover um determinado produto pretencente a uma entidade patronal com objectivos politico-económicos.

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente