quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Porque temos necessidade de comunicar sobre o que comemos?

A alimentação desde sempre teve um papel importante na qualidade de vida do homem. No entanto, a sua função deixou de ser meramente biológica, o que desencadeou a que é a alimentação a adaptar-se ao estilo de vida e necessidades do homem.
Perante esta adaptação, a industria agro-alimentar tem vindo a desenvolver novos produtos, de forma a ir de encontro ás necessidades e exigências do consumidor (por exemplo: refeições prontas a comer, alimentos com propriedades pré/pró-bióticas e anti-oxidantes).
Devido à diversidade de novos alimentos, a industria tende a criar estratégias de comunicação de forma a convencer o consumidor sobre as vantagens desse alimento. Assim, através do marketing/publicidade, o produto atinge uma maior eficácia, usando diversas informações sobre propriedades funcionais dos produtos.
Deste modo, a composição nutricional tenta mostrar ao consumidor a vantagem nutricional de se consumir um determinado alimento em detrimento do outro (p. ex. alimentos fortificados ou enriquecidos) e formula alegações nutricionais e de saúde para que o consumidor se convença das suas propriedades benéficas para a sua saúde

Sem comentários: