A alimentação humana é moldada através da transmição de uma determinada cultura, processo de enculturação. Contudo, cada vez mais a nossa alimentação é influênciada pelos meios de comunicação social, sofrendo cada vez mais um processo de socialização.
Na publicidade alimentar podemos distinguir as correntes estruturalistas, funcionais e mistas. Quando a comunicação de hábitos alimentares escolhas alimentares são influênciadas por razões culturais e de bem estar, com o objectivo de promover um determinado produto socialmente, assim estamos perante uma corrente estruturalista.
Por outro lado, quando um produto é promovido e relacionado com efeitos nutricionais e funcionais benéficos para a saúde, vai de encontro com a corrente funcionalista.
A publicidade/marketing alimentar tira partido destas duas correntes para promover os seus produtos e por veses enconramos uma mistura destas, em que por veses uma tem mais ênfase do que a outra dependendo do grupo de pessoas a que se destina.
Corrente funcionalista:
Na publicidade alimentar podemos distinguir as correntes estruturalistas, funcionais e mistas. Quando a comunicação de hábitos alimentares escolhas alimentares são influênciadas por razões culturais e de bem estar, com o objectivo de promover um determinado produto socialmente, assim estamos perante uma corrente estruturalista.
Por outro lado, quando um produto é promovido e relacionado com efeitos nutricionais e funcionais benéficos para a saúde, vai de encontro com a corrente funcionalista.
A publicidade/marketing alimentar tira partido destas duas correntes para promover os seus produtos e por veses enconramos uma mistura destas, em que por veses uma tem mais ênfase do que a outra dependendo do grupo de pessoas a que se destina.
Corrente funcionalista:
Sem comentários:
Enviar um comentário